top of page

Quem somos
Institucional

A construção de uma política pública é composta de muitas contribuições. No caso da Política Penal, temos um déficit de delimitação, estrutura, especificidade, participação, modelo e avaliação que tem gerado graves consequências para o país. Esse campo ainda se mostra dependente de exóticos arranjos conceituais e empíricos, muito embora seja possível encontrar saberes e práticas que lhe são específicos, sobretudo quando se considera o próprio percurso de profissionalização e aprimoramento da gestão pública nacional.

Para contribuir nesse campo, o Laboratório de Gestão de Políticas Penais, que integra o Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília,  tem por objetivo incidir na produção e disseminação de conhecimento, formação acadêmica e profissional, extensão universitária, comunicação, formulação de políticas e implementação de propostas que possam contribuir na revisão, delimitação e estruturação da política penal com base no Estado Democrático de Direito e nos Direitos Humanos.

Organizou-se por iniciativa de uma rede de pesquisadores, professores, profissionais e representantes da sociedade civil que atua de forma articulada com a academia e o campo de públicas, com perspectiva interdisciplinar e aplicada, considerando a complexidade do Estado e da sociedade.

Missão

Articular saberes e incidir no campo das políticas penais, com base nos Direitos Humanos e no Estado Democrático de Direito.

Visão

A superação da centralidade da prisão como estratégia privilegiada de responsabilização penal.

bottom of page