LabGEPEN lança grupo de estudos na UnB na próxima semana



Curso de Extensão oferecido pelo LabGEPEN em 2018

O LabGEPEN começa, na próxima quarta-feira (21), uma nova experiência acadêmica com o Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília, ao qual é vinculado. Depois de oferecer um curso de extensão em 2018 e uma disciplina optativa no primeiro semestre de 2019, ambos bem avaliados pelos alunos, o segundo semestre de 2019 terá o Gespen - Grupo de Estudos em Gestão de Políticas Penais.


O objetivo é promover a aproximação – especialmente dos estudantes de graduação da UnB – ao tema de gestão de políticas penais, compreendida em sua dimensão interdisciplinar dentro do campo de políticas públicas. Os encontros periódicos irão propor a reflexão a partir de estudos dirigidos e de caso, e os alunos debaterão e pensarão estratégias de inovação e de resolução de problemas no tema das políticas penais.


Serão realizados sete encontros de duas horas e meia cada, sempre às quartas-feiras, às 17h. As datas dos encontros são 21 de agosto, 4 de setembro, 18 de setembro, 9 de outubro, 23 de outubro, 6 de novembro e 20 de novembro. Em três encontros, um caso prático será estudado a partir das leituras e acúmulos prévios de debates.


Cada encontro terá ao menos um estudante como relator do caso, que usará o período de uma hora para apresentar sua análise e ponto de vista sobre o caso a partir dos textos lidos. No período seguinte (1h30), serão abordados os textos de leitura em linhas gerais, questões sobre o texto e apresentação do caso prático para apresentação de análise no encontro seguinte.


O grupo deverá ser registrado como atividade complementar de graduação, com atribuição de créditos aos alunos participantes. As pré inscrições podem ser feitas neste link. Os pré inscritos receberão confirmação por e-mail, com informações sobre o local. A confirmação das inscrições estará sujeita ao comparecimento no primeiro encontro.


O Grupo contará com a coordenação de dois integrantes do LabGEPEN:


Thaís Lemos Ribeiro Duarte, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atualmente analista de dados do Programa das Nações Unidas/Brasil, no âmbito do Programa Justiça Presente, do Conselho Nacional de Justiça


Rafael Barreto Souza, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará e em Estudos sobre o Desenvolvimento Institut de Hautes Études Internationales e du Développement - IHEID/Genebra e atualmente consultor junto ao Programa Justiça Presente, do Conselho Nacional de Justiça.


Confira aqui os depoimentos de alunas que passaram pelo Curso de Extensão 'Para Além das Prisões', oferecido pelo LabGEPEN no segundo semestre de 2018.

Posts recentes

Ver tudo

©2018 LabGEPEN. Criado com Wix.com