top of page
Foto do escritorLabGEPEN

LabGEPEN e UCPel lançam Portal da Revista Libertas

Atualizado: 22 de mar. de 2021


O Laboratório de Gestão em Políticas Penais, vinculado ao Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas, inaugurou o Portal da Revista Libertas – Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais.


A iniciativa é parte dos projetos do LabGEPEN para o ano de 2021 e objetiva construir e consolidar o campo de estudos em políticas penais em sua vocação interdisciplinar. O projeto está sendo desenvolvido pelo coordenador Luiz Antonio Bogo Chies (professor da Universidade Católica de Pelotas) e pelo editor assistente João Vitor Rodrigues Loureiro (Doutorando em Sociologia/UnB).


A Revista terá uma edição temática no ano de 2021, recebendo artigos inéditos, até 21 de maio de 2021, sobre perspectivas críticas das políticas penais em tempos de escaladas tecnológicas e autoritárias. São os seguintes eixos temáticos:


1 – Estudos teóricos e/ou empíricos sobre a aplicação das políticas penais no contexto de inovação tecnológica e de recrudescimento de práticas e discursos conectados às novas e velhas roupagens do autoritarismo.

2 – Análises de experiências de boas práticas de construção de alternativas de aplicação de políticas penais baseadas no respeito aos direitos fundamentais e no enfrentamento do autoritarismo.

3 – Estudos teóricos e/ou empíricos sobre o impacto das novas tecnologias no campo das políticas penais e suas implicações para a preservação de direitos das pessoas envolvidas e de seus familiares.

4 – Reflexão sobre as origens autoritárias do sistema de justiça criminal e sua reatualização na contemporaneidade latino-americana.


A periodicidade será anual e o tipo de acesso é livre e imediato, para difusão do conhecimento em seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


Mais informações: https://revistas.ucpel.edu.br/libertas/index

Commentaires


bottom of page